Saiba como conquistar uma empresa sólida e lucrativa através de uma gestão com foco em resultados nas sete áreas-chave mais importantes do negócio!

Gestão de empresas com foco em resultados!

Saiba como conquistar uma empresa sólida e lucrativa através de uma gestão com foco em resultados nas sete áreas-chave mais importantes do negócio ao longo deste artigo!

Preparamos para você que é empresário empreendedor, um conteúdo completo para que você saiba o segredo para conquistar uma empresa sólida e lucrativa através de uma gestão com foco em resultados nas sete áreas-chave!

Continue a leitura e confira informações que realmente podem mudar a história do seu negócio, assim como já mudou a minha!

Estratégia: clareza de identidade, propósito, missão, visão, princípios e valores!

Você alguma vez já parou para observar um relógio?

O relógio, apesar de ser algo muito utilizado em todo mundo, muitas vezes não é tão observado em profundidade.

Já reparou como que cada pecinha no relógio tem a sua função?

Imagina, se as pecinhas não fossem organizadas e não fizessem a sua parte, você provavelmente perderia a hora! Não é mesmo?

Agora, e se em vez de um relógio, imaginássemos em uma empresa?

A empresa também precisa que cada pecinha esteja funcionando (engrenagens que cumprem sua proposta no jogo), e é exatamente sobre o funcionamento dessas pecinhas que compõe a empresa que abordaremos ao longo deste artigo, vamos lá?            

Não temos dúvida que é preciso primeiramente uma revolução para tratar a base, construindo um alicerce com fundamento sólido, e conseguinte desenvolver os níveis de evolução pessoal, como um de estado de consciência (mudança de mentalidade) que permita sucesso e conquistas.

Em objetivos práticos, a proposta é trazer de volta um estado de consciência que conjeture a alegria do ser e paz de espírito inabalável para viver a vida que vale a pena ser vivida no CPF e CNPJ, conquistando mais liberdade financeira, liberdade de tempo, liberdade emocional, liberdade de pensamento, liberdade espiritual, liberdade geográfica, liberdade criativa…

Diante deste contexto, asseguramos que nunca é tarde para mudar o rumo: buscando sentido, propósito e sucesso em todas as áreas da vida.

Implementamos a mais de 15 anos como prática para o êxito, um senso de direção, fundamentado para agir acertadamente, os quais são:

– Princípios e valores;

– Objetivos e desejos pessoais;

– Conselhos e informações;

– A Bíblia.

Antes de mais nada, para uma empresa ser sólida e lucrativa um estado de consciência empresarial precisa existir para assim permitir uma gestão com foco em resultados. Esteja atento a algumas questões relacionadas às informações da empresa, dentre essas questões, precisamos destacar as mais importantes como:

Clareza de identidade

Primeiramente, uma empresa precisa ter uma identidade.

Nesse sentido, a identidade da empresa é como ela se torna percebida por outras pessoas (stakeholders), como clientes, colaboradores, fornecedores, investidores, parceiros e comunidade.

Em outras palavras, a empresa como realmente é, além das estratégias que utiliza, considerando, elementos como o próprio comportamento, comunicação e os simbolismos que a envolvem.

Por este motivo, uma empresa precisa ter clareza de identidade. Isso significa que é necessário primeiramente definir uma identidade, pensando naquilo que ela pode oferecer para o mercado.

Não negligencie sua identidade. Esteja em ambientes que aumentem essas certezas internas. Quão grandemente você dominar ou delegar para as pessoas certas sobre tudo que envolve o seu negócio, maior será a sua prosperidade.

Propósito

O seu propósito blinda a sua identidade.

Segundo os dicionários, propósito é a intenção (de fazer algo); projeto, desígnio; aquilo que se busca alcançar; objetivo, finalidade, intuito.

Nesse sentido, o propósito da empresa é a razão que ela tem para funcionar (define a marca e a cultura organizacional). Além disso, resume uma boa parte do que é a empresa, principalmente quando falamos em princípios e valores milenares, emocionais, éticos, entre outros.

Ou seja, a empresa precisa de um motivo para existir no mercado (clareza de sua entrega – o que isso resolve, proporciona), e isso deve ser bem definido, assim como a identidade.

Profissionais da área, podem ajudar nisso, formando uma mente mestra, onde “a coordenação de conhecimentos e esforços entre duas ou mais pessoas, em um espírito de absoluta harmonia, com finalidade de atingir um propósito definido.” – Napoleon Hill

Definindo a missão da empresa

Em seguida, outra questão importante é definir a missão da empresa! A missão é o porquê de a empresa existir no mercado. Ou seja, qual é a sua razão de ser?

Quando você tem clareza da sua identidade e propósito, você fortalece sua missão e sabe como agir.

Se sua empresa não souber para que ela existe, não conseguirá definir uma estratégia de crescimento, porque os objetivos da empresa não serão claros. A declaração da missão serve como base para a construção da estratégia (com objetivos, indicadores e metas).

Para você entender a sua missão e propósito da sua empresa de fato, é preciso inicialmente, reconhecer a identidade do dono do negócio – a imagem verdadeira segundo a perspectiva da essência quanto a mente, corpo e espírito.

Segundo o Sebrae, uma boa definição de missão deve esclarecer o benefício gerado pela empresa para o seu público-alvo. Em outras palavras, uma empresa deve existir não para produzir o produto ou prestar o serviço que consta em seu contrato (ou estatuto) social, mas sim, para levar o benefício (do produto ou serviço) ao seu público-alvo.

Missão da empresa nada mais é do que precisa ser feito para cumprir seus objetivos como empreendimento, consciente da contribuição estendida a sociedade.

A missão da empresa, é conhecer o porquê você e todos colaboradores e parceiros acordam todas as manhãs. É entender o que faz da empresa uma entidade única, especial e incomparável.

Uma boa definição de missão também deve ser inspiradora e desafiadora, para que haja o engajamento de seus colaboradores e parceiros, comprometidos em levar um benefício cada vez melhor para um (maior) público-alvo.

Muitos especialistas defendem que a declaração da missão deve ser curta para que seja lembrada, vivenciada e transmitida por todos os envolvidos com o negócio. No fundo, deve servir com um mantra, uma crença que orienta a existência da organização.

Definindo a visão da empresa

Ao passo que na visão, declaramos como partida, que visão é a situação onde a empresa visa chegar (considerando um determinado tempo).

Visão de futuro é a capacidade da liderança da empresa de vislumbrar suas conquistas com olhar contribuidor a sociedade em determinado espaço de tempo.

Para determinar uma visão de futuro para o seu negócio, ou seja, ter objetivos para atingir nos próximos anos. É fundamental que eles tenham indicadores e metas.

Se a empresa quer ser a maior, a melhor e/ou a mais admirada de seu segmento, precisa definir indicadores e metas para saber se está alcançando seus objetivos.

Definindo princípios e valores da empresa

Muitas empresas que definem missão e visão não chegam a elaborar uma lista de princípios e valores que nortearão o comportamento da empresa. Nesse sentido, consideramos um erro grave a não atenção aos princípios éticos da organização. Os princípios éticos de uma empresa são um conjunto de normas ou ainda padrões de conduta a serem seguidos.

Simultaneamente, os valores da empresa também precisam estar bem definidos. Os valores da empresa são as motivações, diretrizes e guias que auxiliam a empresa a se manter ativa no mercado.

Lembrando sempre de que a empresa precisa ter foco e objetivos a serem alcançados. Em outras palavras, os valores são algo que todos pertencentes à empresa precisam respeitar e seguir.

Deixo aqui, alguns princípios e valores milenares, que garantem paz e prosperidade, como gentileza, humildade, compaixão, honestidade, generosidade, falar a verdade, lei da semeadura, liberdade criativa, soberania de deus, expansão da consciência, manifestação divina, inteligência infinita, aceita repreensão, apenas abençoar, administração, contabilidade, hospitalidade, inteligência, sabedoria, lealdade, doador, fé, honra, ordem, caráter, empatia.

Por que definir missão, visão e valores é uma diretriz estratégica para a sua empresa?

Desde já, você precisa saber que a missão, visão, princípios e valores de uma empresa é o que define a identidade e o propósito de uma empresa. Nesse sentido, sem esses três pilares, o planejamento estratégico não dará certo.

Em outras palavras, a totalidade da empresa precisa de claridade, para que assim as suas decisões e resultados sejam alcançados.

Do mesmo modo, com a definição desses três pilares, você gestor pode ser direcionado nas ações da sua empresa, deixando bem claro ao mercado onde a empresa deseja chegar, bem como auxilia no desenvolvimento dos objetivos estratégicos da empresa.

Interessante, não é mesmo?

Portanto, definir essas estratégias na gestão com foco em resultados permitirá que a sua empresa seja clara e tenha as informações necessárias para tornar-se sólida e, ao mesmo tempo, lucrativa!

Marketing híbrido e inteligente: para escolher, encontrar, atrair e aquecer o público-alvo

Antes de mais nada, para começar esse tópico e saber como ter uma gestão com foco em resultados é preciso que você conheça o marketing híbrido, para que assim possamos dar continuidade neste artigo, vamos lá?

O marketing híbrido é uma transição (não total) do marketing presencial (tradicional) que conhecemos para o digital, possibilitando assim a relação entre o físico e o digital. Ou seja, essas são formas tanto de conquistar como converter leads.

Nesse sentido, as duas são formas de comunicação que oferecem diversos benefícios para a empresa.

Quando falamos em marketing híbrido, consideram-se fatores como a empresa, a marca e o público.

Nesse sentido, o marketing híbrido alia o marketing que conhecemos como o tradicional, com as ativações do mundo real e componentes digitais, para assim formar um todo.

Uma das grandes vantagens do marketing híbrido é justamente essa união que ocorre do marketing que conhecemos com o marketing digital, tornando-se uma excelente estratégia para conquistar novos clientes e obter sucesso nos objetivos.

Para isso, as empresas precisam criar um espaço para a sua empresa na internet. Assim, com o auxílio do marketing digital, pode-se criar estratégias para atingir os objetivos traçados pela empresa.

Entretanto, as empresas precisam manter o equilíbrio sobre essas vertentes para que tenham coerência para o público-alvo. Além de ser um ponto de partida para qualquer tipo de estratégia que a empresa possa ter.

Do mesmo modo, hoje acaba sendo indispensável uma empresa ter o seu marketing híbrido. Principalmente, porque é através dele que a empresa pode ter uma comunicação mais eficaz e de qualidade com o seu público-alvo, sendo assim parte da gestão com foco em resultados.

Detalharemos mais sobre isso logo abaixo, vamos lá?

Marketing híbrido: como combinar o marketing presencial com o marketing digital?

De antemão, é preciso saber que algumas empresas são mais físicas, e outras trabalham mais no ambiente digital. Quando falamos no marketing híbrido, como já foi mencionado, é preciso que a empresa tenha esses dois caminhos bem definidos e que possam coexistir em uma mesma marca.

Assim, além de deixar a experiência de cada consumidor única, também auxilia nas oportunidades de entrada para os novos consumidores.

Mas…

Você deve estar se perguntando…

Como fazer para combinar o marketing presencial com o marketing digital?

Explicaremos com detalhes, abaixo!

Ofereça ao cliente uma experiência verdadeira e de qualidade

Primordialmente, o cliente precisa ter uma experiência verdadeira e de qualidade com a empresa. Se o cliente ainda não conhece a empresa, esse é o momento de estreitar a criatividade e conduzir o cliente para o ambiente digital.

Nesse caso, se você deseja oferecer isso ao seu cliente, aposte nos cartões de visita físico. Apesar de ser algo comum, pode-se ser utilizado para levar o consumidor até a loja ou a página virtual da empresa. Para isso, a dica é utilizar o QR Code!

Além do cliente, conhecer mais informações sobre a empresa, é uma excelente oportunidade de mostrar o que a marca pode oferecer para ele.

Entretanto, vale ressaltar que o marketing híbrido não é uma nova ferramenta de marketing e sim formas de como essas ferramentas podem ser utilizadas pelas empresas.

Compreenda e entenda o seu consumidor!

A princípio, a empresa precisa compreender e entender o seu consumidor. Isso inclui, saber as suas intenções, comportamentos na jornada de compra, bem como, preferências, o objetivo (compra ou ainda a relação do consumidor com a marca) e qual seria o motivo para esse cliente voltar a loja, entre outros.

Incentive o seu consumir a falar a experiência dele com a marca da sua empresa

No marketing presencial, uma das melhores formas de feedback é quando outras pessoas buscam a marca por indicação daquele cliente. Isso também ocorre quando falamos no marketing digital, nesse caso, a empresa precisa estimular o cliente a deixar a sua opinião sobre a marca.

Nesse sentido, tanto em um como no outro, o processo de pós-venda é muito importante. Principalmente porque é uma oportunidade para a empresa saber o que os clientes pensam e sentem sobre a sua marca.

Portanto, o marketing híbrido é uma forma de escolher, encontrar, atrair e ainda aquecer o público-alvo.

Comercial (vendas): capacidade de fechar boas vendas enviadas pelo marketing

Há essa altura você precisa saber que para ter uma gestão com foco em resultados também é preciso conseguir fechar boas vendas.

Para isso, a empresa precisa funcionar na totalidade. Ou seja, todos os setores da empresa precisam estar em sintonia, para que assim a empresa gere bons resultados.

Nesse sentido, como vimos acima, o marketing é uma parte muito importante nesse processo. Pois, é através dele que a empresa pode conquistar e fidelizar os seus clientes.

Em outras palavras, a equipe de marketing capta os leads para a equipe comercial que, por sua vez, entra em contato com os leads.

Do mesmo modo, a equipe comercial precisa fechar boas vendas para que a empresa possa atingir os seus resultados.

Entretanto, para isso acontecer a equipe de vendas precisa estar atenta a algumas questões para fazer uma boa venda. Dentre elas:

Tenha empatia para com os seus clientes

Para fazer um bom atendimento é preciso muito mais do que simplesmente caprichar no atendimento!

Nesse sentido, para fazer um bom atendimento é preciso tratar o cliente como gostaria de ser tratado. Ou seja, é preciso ter empatia com os seus clientes (se colocar no lugar do outro), assim você com toda a certeza aumentará as chances de uma venda.

Ofereça o produto para o seu cliente, mas busque resolver o problema do mesmo

Sobretudo, é preciso não só oferecer o produto ao cliente como também auxiliá-lo com os seus problemas. Isso significa que o vendedor precisa responder às dúvidas e auxiliá-lo a encontrar o produto que atenda a sua necessidade.

Assim, além de satisfeito, o cliente poderá procurar a empresa novamente e indicá-la para outras pessoas.

Você entende o seu cliente?

Entender o seu cliente é um dos passos mais importantes para fechar uma boa venda. Principalmente porque ao conhecer e entender quem é o público, fica muito mais fácil resolver os problemas.

Nesse sentido, o melhor a se fazer é perguntar. Desta forma ficará mais fácil entender o produto que o cliente está procurando e oferecer as melhores soluções. Para isso, atente-se para os atendimentos personalizados!

Por onde começar para ter mais informações sobre os seus clientes? Saiba que os formulários são uma excelente forma. Entretanto, é importante criar algumas estratégias, como:

  • Descontos;
  • Promoções;
  • E-book da empresa.

Nos formulários, a empresa pode aproveitar para fazer perguntas específicas para o seu público sobre o nicho que atua. Nas próximas vendas, isso facilitará na hora de saber qual é o interesse do seu cliente e você poderá oferecer exatamente o que ele precisa.

Procure criar e manter com o seu cliente uma relação de confiança

Desde já, é preciso saber que criar e manter uma relação de confiança é uma excelente forma de aumentar as chances de venda. Além disso, se o seu cliente tiver uma boa experiência com a sua empresa, ele continuará comprando de você (fidelização de clientes).

Invista nas equipes de marketing e nas de vendas

Para fazer uma boa venda, é preciso também investir na equipe de marketing e na equipe de vendas. Isso significa oferecer treinamentos, cursos e palestras para atingir os seus objetivos com sucesso!

Portanto, para se conquistar uma empresa sólida e lucrativa através da gestão com foco em resultados precisa-se fechar boas vendas enviadas pelo marketing.

Entrega: departamento responsável pela entrega ao cliente do que foi vendido

Você precisa saber que a equipe de vendas de uma empresa é a responsável por entrar em contato com os leads recebidos. Nesse sentido, essa equipe precisa utilizar a sua expertise para conquistar um cliente.

Após esse processo, quando o cliente compra um produto, é nesse momento que entra o departamento responsável pela compra e recebimento da mercadoria ao cliente.

Do mesmo modo, como ocorre em outros setores, é preciso aumentar a produtividade e a qualidade deste setor também. Afinal, é a partir de agora que o cliente poderá usufruir daquilo que a empresa tem a oferecer para ele.

Nesse sentido, é preciso melhorar as compras e os recebimentos das mercadorias. Para isso, o principal é a união dos setores presentes na empresa como:

  • Setor de compras;
  • Setor de Logística;
  • O almoxarifado;
  • Setor Fiscal;
  • Por fim, o financeiro.

Dessa forma, quando a empresa deseja se tornar sólida e lucrativa através de uma gestão com foco em resultados, é preciso que essa área contribua para com o todo, oferecendo bons impactos para a empresa.

Entretanto, para isso é importante conhecer melhor esse setor e o seu funcionamento, para analisar e escolher as práticas que oferecem maior resultado para que a empresa cumpra as suas metas.

Agora conheça de forma detalhada como são realizadas as compras e os recebimentos dos produtos de uma empresa, vamos lá?

Como é o processo de compra e recebimento dos produtos de uma empresa?

É importante entender que esse processo pode variar conforme a empresa. Entretanto, hoje a maioria segue um padrão de compras e recebimento dos produtos, da mesma forma com a validação fiscal e o lançamento de contas.

Confira abaixo como é o processo de compra e recebimento dos produtos de uma empresa!

Solicitação das compras

A primeira etapa deste processo é a solicitação ao departamento de compras para obtenção de um produto. São especificados o produto a ser comprado e algumas definições técnicas. Além de anotações e referências para as novas aquisições.

Em seguida ocorre o processo de compra do produto. Nesse caso, é preciso informar o setor que solicitou a aquisição que esse procedimento já foi iniciado.

Pedido da compra de produtos

Após a solicitação da compra ser recebida e aprovada na sequência, o departamento de compras realiza o pedido para o fornecedor (informando sobre os dados do produto).

Realização da análise Tributária da Nota Fiscal Eletrônica enviada pelo fornecedor

Ao passo que o fornecedor emite a Nota Fiscal Eletrônica dos produtos pedidos na compra, é o momento de o departamento fiscal realizar a análise e aprovação da nota emitida.

Efetuação de pagamento

Depois das condições de pagamento dos produtos, o pagamento começa e assim é concluído o ciclo do processo de compras e recebimento dos produtos.

Para melhorar o setor de compra e recebimento dos produtos de uma empresa é preciso estar primeiramente atento sobre a falta de interação entre os setores, comunicação e organização.

Portanto, se você deseja conquistar uma empresa sólida e lucrativa através de uma gestão com foco em resultados, não deixe de melhorar o setor de compra e recebimento de produtos.

Finanças: capacidade de atender todas as áreas-chave do negócio

As finanças empresariais afetam toda a organização das empresas. Nesse sentido, para uma empresa ter uma gestão com foco em resultados é preciso estar atento ao planejamento e controle dos recursos financeiros.

Além disso, esse setor precisa manter a empresa e, ao mesmo tempo, fazê-la crescer e expandir. Do mesmo modo, todos os setores da empresa necessitam e dependem do setor de finanças, principalmente para tomar as decisões.

Por este motivo, é preciso controlar as contas a pagar e receber, além de ter o controle do fluxo de caixa. Bem como também gerir o capital de giro, entre outros. Mas, é preciso ter um olhar além de tudo isso!

É preciso ter em mente que a parte financeira de uma empresa é a parte que faz a empresa girar, crescer e ter sucesso. Por este motivo, ela é necessária e importante para uma empresa.

Desse modo, uma equipe de contabilidade que entenda de gestão de negócios e contabilidade estratégica como a equipe de ELVIS DERMONI pode fazer a sua empresa não só crescer, como também se tornar sólida e lucrativa no mercado.

Em outras palavras, sem o controle financeiro e a contabilidade estratégica, a empresa resultará em prejuízos e diversas complicações, não só neste setor como em todos os setores da empresa!

Pessoas: capacidade de selecionar e treinar pessoas para o time

Primeiramente, para ter sucesso na gestão com foco em resultados é preciso investir na capacidade de selecionar e treinar pessoas para o time.

Isso significa que a empresa precisa estar atenta também em quem fará parte dos processos que a empresa realiza.

Nesse sentido, a empresa precisa selecionar pessoas capazes de atender a necessidade da empresa e principalmente que tenha a mesma visão que a empresa possui. E mais ainda ter vontade de aprender, estudar, colocar em prática e acima de tudo ter a visão empreendedora!

Lembra que neste artigo falamos sobre a missão, visão e valores de uma empresa?

Isso também se aplica às pessoas que farão parte do time. Elas precisam saber de forma clara a missão, visão e valores da empresa em que irá participar.

Nesse sentido, as pessoas que farão parte da equipe precisam de treinamentos e saber exatamente onde a empresa (missão, visão e valores, entre outras informações importantes) planeja chegar!

Olhar sistêmico do negócio com base na melhoria contínua

À primeira vista, a visão sistêmica de uma empresa é a forma de entender os processos, organizações e fenômenos, entre outros. Desta forma, segundo essa visão, todo o processo necessita ser considerado quando é realizado uma análise das consequências de ações individuais de todos que compõem a empresa. Nesse sentido, o foco está em uma visão geral e ampla.

Isso significa que cada ação precisa ser analisada e considerada todas as reações que ocorrem nos setores da empresa.

Ou seja, a visão sistêmica de uma empresa identifica como os processos funcionam e como os setores interagem. Nesse sentido, essa visão permite entender as relações entre os ambientes tanto interno como externo da empresa.

Da mesma forma, a grande importância de ter uma visão sistêmica da empresa é que todos os gestores conseguem organizar melhor os projetos. Além disso, auxilia a ter dinamismo e organização na hora realizar as tarefas.

Também é o ponto-chave para visualizar os setores de modo claro e objetivo. Por fim, os líderes da empresa conseguem traçar o caminho para alcançar as metas e objetivos estabelecidos.

Já para os colaboradores, a visão sistêmica auxilia na compreensão do papel que cada um desempenha para os resultados da empresa.

Portanto, ter um olhar sistêmico do negócio com base na melhoria contínua significa que a empresa precisa ter os trabalhos com foco na coletividade para assim contribuir para o crescimento e sucesso da empresa. Dessa forma, fica muito mais fácil conquistar uma empresa sólida e lucrativa de uma gestão com foco em resultados!

Considerações finais

Portanto, para conquistar uma empresa sólida e lucrativa através de uma gestão com foco em resultados nas sete áreas-chave mais importantes do negócio, é preciso estar atento a diversos pontos como foi abordado no artigo.

Nesse sentido, ter uma estratégia, oferecer aos clientes marketing híbrido e inteligente, investir e melhorar os processos nas equipes (comerciais, entrega, finanças e colaboradores) e ter um olhar sistêmico com base na melhoria contínua. Todas as sete áreas-chave apresentadas podem auxiliar a empresa a tornar-se sólida e lucrativa através da gestão com foco em resultados.

Além disso, para ser sólida e lucrativa, além de seguir essas sete áreas-chave também é preciso contar com uma equipe qualificada. Por este motivo, conte conosco!

Gostaria de saber mais sobre a gestão com foco em resultados? Acesse o site https://elvisdermoni.com.br/ e converse com os especialistas! Confira também outros artigos do blog.

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Sobre o Autor

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Elvis Dermoni

Elvis Dermoni, mentor de negócios com mais de 20 anos de experiência, ajuda centenas de empresários e empreendedores a criar e conduzir seu próprio negócio, mesmo que você esteja começando do zero, para crescer mais rápido e melhor, com um método exclusivo e construído no campo de batalha, que gera mais clareza de propósito, liberdade e lucro. CEO e Sócio fundador da Elvis Dermoni Contabilidade Ltda., mestre em Administração e Gestão de Empresas, formado em Ciências Contábeis e pós-graduado em Administração, Marketing e Perícia Contábil. Apaixonado por inovação, empreendedorismo, contabilidade, finanças e tecnologia.

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