Quanto custa abrir uma empresa? Conheça os gastos e pontos relevantes que não podem ficar de fora quando você decide abrir uma empresa de sucesso em Porto Velho – RO

Saiba quais são os gastos e pontos importantes para abrir uma empresa de sucesso em Porto Velho, Capital do Estado de Rondônia, consciente que a clareza traz poder, e o poder lhe dá a habilidade para agir com exatidão.

Com o passar dos anos, tem crescido o número de empreendedores que buscam realizar o sonho de abrir uma empresa própria. Entretanto, esse não é um processo tão simples e pode gerar inúmeros questionamentos, especialmente no caso de pessoas que não têm muito conhecimento na área.

Nos últimos anos, a taxa de abertura de empresas tem aumentado bastante com o crescimento do número de pessoas que buscam seus próprios negócios e empreendimentos, entretanto, a taxa de empresas que não obtiveram bons resultados e declararam falência também disparou.

No artigo de hoje, iremos nos aprofundar nos custos para abrir uma empresa, sua legalização, formalização e aspectos estruturais que dão base ao êxito, bem como na documentação necessária e muito mais! Continue lendo e entenda!

Sumário

Criando um negócio de sucesso

Tudo começa com uma ideia, e dessa ideia vem o negócio… Mas, antes de tudo, busque informações e aumente sua gama de conhecimento quanto ao tipo de negócio que deseja abrir. Não brinque de empresário, não há espaço para amadores.

Portanto, antes de tomar uma grande decisão na carreira que pode definir o seu futuro, busque o máximo de conhecimento possível para aumentar ainda mais as chances de seu empreendimento se tornar um sucesso. Pois, informações relevantes será sempre o diferencial para tornar a sua empresa sólida e lucrativa.

Além disso, procure analisar muito bem a região que escolheu. No caso de Porto Velho – RO, obtenha todas as informações necessárias para analisar o público-alvo da localidade, pois dessa forma você estará garantindo o seu sucesso e da sua empresa.

Caso more na região, se torna mais fácil pelo conhecimento que adquiriu durante sua moradia. Isso pode ajudar bastante nos negócios!

Vejo muitos empreendedores ansiosos que mal podem esperar para botar a mão na massa. Porém, antes de qualquer coisa, é imprescindível que você busque informações e aumente sua gama de conhecimentos para sanar quaisquer dúvidas que possam surgir e que são comuns na hora de abrir uma empresa.

Antes de compartilhar com você o quanto custa para abrir uma empresa na cidade de  Porto Velho – RO, é importante considerar algumas questões relacionadas a uma jornada empreendedora de sucesso para criar e desenvolver um negócio na Capital do Estado de Rondônia, sendo grande valia para muitas cidades brasileiras.

Portanto, uma grande dica que posso te dar agora, é o planejamento para o seu sucesso. Ele será o diferencial da sua empresa, sendo a linha tênue entre o fracasso e sucesso do empreendimento. Evitando o endividamento da sua empresa, que bate recorde nos últimos anos.

Por isso, é essencial traçar um plano para atingir o sucesso. Levando em consideração os objetivos que almeja alcançar, o caminho que pretende cursar e o que irá ser necessário para isso.

Procure estabelecer os investimentos que serão necessários para a realização do projeto, para se preparar com antecedência e não haver surpresas no futuro.

Logo, o planejamento é a chave para o sucesso do seu negócio, Tenha tudo em mente que com certeza isso irá te ajudar. Nunca subestime o poder da organização e planejamento.

Não se desespere, venha com a gente etapa por etapa, e leve cada uma com muita seriedade e atenção. Elas serão essenciais para o sucesso do seu negócio.

A 1ª questão relevante é: considere quais serão as atividades econômicas que exercerá no empreendimento, relacionando-as com tributos, taxas, alvará, licenças e responsabilidade técnica com os quais deve arcar financeiramente conforme o tipo de empresa que deseja abrir.

Escolhendo as atividades econômicas

Antes de realizar a abertura da empresa em Porto Velho, considere o ramo de negócio ideal para você ganhar dinheiro, não esquecendo que empreendedores que prosperam verdadeiramente, trabalham naquilo que amam, gostam do que fazem, ajudam pessoas, empresas e organizações.

De início, digo a você empreendedor que atividades econômicas (CNAEs), CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas (feita pelo IBGE e coordenado pela Receita Federal – RFB), cujo objetivo é classificar as atividades exercidas por uma empresa – sendo obrigatório para obtenção do CNPJ – Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, para todas as entidades, inclusive autônomos e organizações sem fins lucrativos.

Além das atividades econômicas (CNAE) contribuírem para melhorar a gestão tributária do nosso país, essa classificação (muito bem pensada estrategicamente pelo empresário empreendedor e contador consultor de negócios) pode garantir que a sua empresa pague menos impostos.

Você pode consultar CNAEs no site do governo federal, clicando nesse link -> CONCLA – IBGE.

As áreas de atuação econômica para empresas no Brasil, são:

1 – Comércio varejista: voltado ao consumidor final como lojas, padarias, supermercados, farmácias, açougues, boutiques, entre outras atividades de varejo;

2 – Comércio atacadista: focado em venda direta para empresas do comércio varejista, em grandes quantidades (vendas no atacado);

3 – Indústria: trabalha com a fabricação ou transformação de matéria prima em produtos para comercialização para empresas e consumidor final;

4 – Serviços: oferta de serviços para empresas e consumidor final, em diversos ramos de negócios como barbearias, serralherias, oficinas mecânicas, contadores, arquitetos, engenheiros, advogados, médicos, dentistas, eletricistas, construção civil e muitos outros.

Cada atividade econômica – CNAE, pode possuir uma tributação diferente. Ou seja, você pode ter mais de um CNAE. Portanto, para cada CNAE utilizado, pode ter uma alíquota de imposto diferente.

Diante dos estudos, experiência e vivência como contador consultor de negócios, recomendo poucos CNAEs. Isso gera mais clareza e foco nos principais objetivos e metas da empresa, reduzindo a complexidade e os custos.

No momento em que você decide emitir uma nota fiscal, é necessário selecionar qual o CNAE e item de serviço correspondentes, de acordo com a atividade que a empresa executou a prestação do serviço.

Além disso, empresas com atividades de comércio (venda de produtos físicos ou digitais) e alguns serviços específicos, possuem Inscrição Estadual, um número que representa o registro formal de seu negócio no cadastro do ICMS.

Definindo o tipo societário (natureza jurídica)

A 2ª questão relevante é o tipo de empresa que deseja criar e se você vai ser o único dono ou haverá sócios, pois são pontos que têm relação com as atividades que irá executar (é por isso que chamo a atenção dos meus clientes para evoluírem na obtenção de uma visão sistêmica com foco no resultado) envolvendo carga tributária, licenças, taxas e responsabilidades técnicas e custo financeiro com os quais deve arcar de acordo com o tipo de empresa que deseja abrir.

O tipo societário, também conhecido como natureza jurídica de um empreendimento, é definido na sua constituição (criação), sendo fundamental escolher o tipo certo para o negócio, pois isso afeta diretamente os gastos, os impostos e a responsabilidade dos sócios.

As principais opções de tipos societários no Brasil são:

Empresário Individual: é a denominação dada ao tipo de empresa formada por uma única pessoa, que será o proprietário e responsável pelas atividades da organização.

Nesse caso, não é necessária a constituição de uma sociedade, bastando apenas o registro da empresa junto às juntas comerciais.

A natureza jurídica do empresário individual, com linhas do código civil, é a de um agente econômico que exerce atividades empresariais, de forma organizada e sob sua própria responsabilidade, visando à obtenção de lucro.

O empresário individual não possui personalidade jurídica distinta da sua própria pessoa, ou seja, não se constitui como uma pessoa jurídica “plena”. Dessa forma, responde por todos os atos realizados na condução dos negócios da empresa perante terceiros, bem como é titular dos direitos e obrigações decorrentes desses atos.

Além disso, o empresário individual também é responsável pelas dívidas contraídas pela sua empresa. No caso de falência da empresa EI, o patrimônio do empresário individual poderá ser utilizado para pagamento dos credores.

A natureza jurídica do empresário individual – EI, abraça também o microempreendedor individual (MEI), que é uma categoria de empresa criada para simplificar a vida do empreendedor brasileiro. É o tipo ideal de empresa para quem quer começar um negócio sem burocracia e com baixo investimento.

Para se formalizar como MEI, basta se cadastrar no Portal do Empreendedor, preencher um formulário (a ajuda de um contador faz toda a diferença) e pagar uma contribuição mensal que pode variar de R$ 61,60 a R$ 66,60, como:

– Empresas do Comércio ou Indústria:

   R$ 61,60 = (R$ 60,60 de INSS + R$ 1 de ICMS);

– Prestação de Serviços

   R$ 65,60 = (R$ 60,60 de INSS + R$ 5 de ISS);

– Comércio e Serviços

   R$ 66,60 = (R$ 60,60 de INSS + R$ 1 de ICMS + R$ 5 de ISS).

A partir daí, o microempreendedor MEI estará apto a emitir notas fiscais e fazer compras como empresa, bem como se posicionar como empresário, abrindo espaço de maior confiança em razão da formalização do seu negócio e terá acesso a vantagens e benefícios.

Porém, para se dar bem como MEI, é necessário uma série de fatores para solidificar a sua estrutura como empresa, pois, não é toda empresa que consegue essa base sólida. Portanto, as estatísticas mostram que 3 em cada 10 MEIs fecham as portas em até 5 anos de atividade aqui no Brasil.

Sendo assim, com o MEI e com nosso apoio de contabilidade estratégica e gestão integrada, você terá uma série de vantagens e benefícios que com certeza te afastará de ser uma dessas três empresa. Portanto, entre as principais vantagens e benefícios, estão:

1 – Ajuda para aprender se posicionar como empresário para êxito;

2 – Orientação técnica para emitir notas fiscais de venda de produtos ou serviços;

3 –  Comprovação (declaração) e projeção de renda assinada por um contador;

4 – Inscrição no CNPJ MEI com isenção fiscal  e a ajuda de um contador consultor especialista em crescimento de pequenas empresas, para as áreas mais importantes do negócio sob os aspectos da gestão, marketing, comercial, pessoas, estruturação, legalização e formalização para desenvolver o empreendimento de fórmula sólida, prática e lucrativa;

5 – Contratar e registrar um funcionário com salário-mínimo ou piso da categoria;

6 – Abrir conta em banco e ter acesso a crédito com juros mais baixos, facilitando o fluxo de caixa e investimentos no negócio para facilitar a conquista de novos clientes;

7 – Auxílio-maternidade (para este benefício é necessário 10 meses de contribuição);

8 – Auxílio-doença: Direito a afastamento remunerado por problemas de saúde. Para este benefício é necessário realizar 12 meses de contribuição;

9 – Auxílio-reclusão (para obter este benefício é necessário 24 meses de contribuição;

10 – Pensão por morte (sendo necessário 24 meses de contribuição para o benefício);

11 – Aposentadoria por invalidez (requer 12 meses de contribuição para o benefício);

12 – Aposentadoria por idade (requer 180 meses de contribuição para o benefício);

13 – Enquadramento no Simples Nacional – SIMEI, obtendo a isenção dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, COFINS, IPI e CSLL);

14 – Possibilidade de compra de veículo com desconto considerável (SUFRAMA);

15 – União para compras em conjunto através da formação de consórcio;

16 – Existem mais, mas vou parando por aqui.

Sendo assim, a utilização da contabilidade estratégica e gestão integrada pode ser essencial para o crescimento e aceleração de resultados e solidificação da sua empresa.

O MEI também tem direito a créditos (empréstimo e financiamentos) bancários específicos, que podem ser usados para investir no crescimento do negócio.

Além disso, é isento de impostos como o Imposto sobre Serviços (ISS) e Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (no caso do ICMS – apenas para alguns casos, cuidado com DIFAL e ST).

No entanto, é importante lembrar que o MEI tem algumas limitações, como apenas um funcionário registrado e o faturamento anual não pode exceder R$ 81 mil. Para saber mais sobre MEI – acesse o link de um artigo completo feito por mim.

Outro tipo de empresa é a Sociedade Limitada (LTDA): considera a forma mais comum de empresa no Brasil. A principal característica das LTDA é a limitação da responsabilidade dos sócios pelas dívidas da empresa, que fica restrita ao valor de suas ações.

Por isso, as LTDA são ideais para aqueles que buscam uma maior segurança jurídica e financeira para os sócios. Além disso, as LTDA têm um menor número mínimo de sócios (2) e um maior número máximo de sócios (100), o que facilita a constituição da companhia.

Outra vantagem das LTDA é que elas podem ser constituídas com o capital social integralmente subscrito e integralmente realizado, ou seja, não há necessidade de realização de uma oferta pública de ações para captar recursos no mercado.

Para se ter uma ideia do tamanho das LTDA no Brasil, elas representam a grande parte dos negócios brasileiros. Elas não podem aparecer na bolsa de valores, como acontece com as Sociedades Anônimas (S/As),

Outra natureza jurídica que brotou no arcabouço da legislação brasileira é a  Sociedade Limitada Unipessoal, criada a SLU pela MP 881/2019 da “Liberdade Econômica”, convertida na Lei 13.874/2019, substituindo a extinta ERELI – Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI).

A SLU é a forma de empresa no Brasil, ideal para pequenos negócios. Nela, o proprietário é responsável apenas pelo capital que investiu na empresa, não havendo risco de perder o patrimônio pessoal.

Além do mais, a Sociedade Limitada Unipessoal – SLU é uma modalidade de sociedade limitada em que apenas um sócio participa do capital social da empresa. Ou seja, é uma sociedade com apenas um titular. Essa modalidade de empresa é bastante utilizada por pequenas empresas de venda de produtos e serviços, inclusive por profissionais liberais, como advogados, contadores, médicos e dentistas, que desejam abrir uma empresa para atuar sozinhos.

Para criar uma Sociedade Limitada Unipessoal, basta seguir os mesmos procedimentos para abertura de uma Sociedade Limitada convencional. No entanto, a Junta Comercial só irá registrar a empresa se o contrato social estiver assinado pelo sócio único.

Para saber tudo que envolve um SLU – Sociedade Limitada Unipessoal (Clique aqui).

Quanto aos tipos societários, deixo aqui também a Sociedade Anônima (SA): esse é o tipo mais complexo, distintas na forma de capital aberto ou fechado.

Enquanto as empresas S/A (S.A.) de capital aberto captam recursos e buscam investimentos com o público em geral, as S.As. consideradas “fechadas” conquistam investimentos de poucos acionistas, considerando que as ações não são disponibilizadas pela bolsa de valores.

Em outras palavras, S.A. aberta é uma empresa que oferece aos investidores a possibilidade de comprar e vender ações na bolsa de valores. As S.As. são divididas em duas classes: as S.As. A e as S.As. B. As diferenças entre elas estão nas regras que regulam o funcionamento da companhia, como o número mínimo de acionistas, o valor mínimo que cada um deles pode investir e os direitos dos acionistas.

As Sociedades Anônimas têm algumas vantagens sobre outras formas jurídicas de empresas. Uma das principais vantagens é a possibilidade de levantar grandes quantias de capital, através da oferta pública de ações.

Outra vantagem das S.As. é a limitação da responsabilidade dos sócios à quantia que cada um investiu na companhia. Isso significa que, caso a empresa declare falência, os sócios não serão responsáveis pelas dívidas da companhia, desde que não tenham participado ativamente da gestão da mesma.

Abrir uma Sociedade Anônima no Brasil requer alguns procedimentos específicos. É necessário, primeiramente, elaborar os estatutos sociais da companhia e registrá-los no cartório competente. Em seguida, é preciso realizar a publicação do prospecto definitivo e do contrato social nos jornais Oficiais do Estado onde está situada a sede social da companhia. Por fim, é necessário solicitar o registro das ações na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Já completou essa etapa? Então vamos aos números!

Custos e taxas para se abrir uma empresa

Portanto, agora chegamos na etapa de custos e taxas, que você deve ter bastante em mente o seu estado financeiro, e quais seus objetivos e necessidades. Com tudo isso resolvido, resta agora procurar os valores que indicam a sua vontade e seus objetivos.

Sendo assim, os gastos para abrir uma empresa é considerada uma das principais dúvidas de quem deseja abrir uma empresa, e para se ter uma ideia, os valores variam de R$ 250 a R$ 3 mil, dependendo da forma jurídica escolhida para a atividade.

Os custos para abrir uma empresa têm forte relação com a forma jurídica e o número de sócios da sociedade, bem como dos móveis e imóveis associados a ela.

Para quem opta forma jurídica simples, o custo inicial é bem menor. Já para as empresas que adotam o regime tributário normal, o valor é mais elevado, devido às obrigações fiscais mensais e às exigências legais mais rígidas.

Geralmente, as taxas para abrir uma empresa, são (dependendo da atividade econômica, pode ser dispensada da cobrança):
  • Taxa de Abertura da Empresa (Junta Comercial de RO, SLU – R$338,24);
  • Taxa de Localização (1 UPF por M² R$88,66 Prefeitura de PVH-RO, +- R$531,96);
  • Taxa Ambiental (dependendo do risco, Prefeitura de PVH-RO, cerca de R$513);
  • Taxa Sanitária (dependendo do risco, Prefeitura de PVH-RO, cerca de R$429);
  • Taxa de Publicidade (1 UPF por M² R$88,66 Prefeitura de PVH-RO, +- R$90);
  • Taxa de Funcionamento (+- 100 M² Prefeitura de PVH-RO, R$519);
  • Taxa Corpo de Bombeiros (Estado de Rondônia – DARE R$194);
  • Taxa de Abertura de Processo (Prefeitura de PVH-RO, R$24);
  • Certificado Digital de Pessoa Jurídica A1 (cerca de R$200)
  • Taxa de Expediente (Prefeitura de PVH-RO, R$8,87);

Vale considerar, não apenas os custos e taxas diretamente relacionado às documentações, abertura e licenças, mas também a outros fatores, como: honorários advocatícios, honorários contábeis, outros técnicos, cartórios, etc.

Trago a atenção ao empresários, sobre a importância de levar em conta que os custos não se limitam apenas às taxas de abertura da empresa – quanto os aspectos de legalização de negócios que envolve licenças sanitária, ambiental, localização, funcionamento, publicidade… É preciso considerar também os gastos com a manutenção da estrutura, como aluguel ou compra do imóvel, contratação de funcionários e outras despesas operacionais.

Outros custos para o funcionamento da empresa, é com fornecedores que geralmente representam ativos (produtos) para revenda ou itens de manutenção da atividade empresarial, como por exemplo, materiais de expediente, água, luz, telefone, seguros, internet.

Outro área que gera despesas, são o time, quer seja trabalhadores CLT ou terceirizados, sendo um categoria que deve atenção em razão dos custos elevados.

Empréstimos e financiamentos (quando aplicável), podem ser uma questão de sobrevivência ou investimento para implementar na força de vendas.  

Para o êxito no mundo dos negócios, requer uma visão mais profunda da jornada empreendedora em que irá navegar, e por isso recomendo a construção de um plano de negócios.

Em resumo, plano de negócios é o documento que detalha a estrutura de um empreendimento, seus objetivos e como eles serão alcançados. É importante ter um plano de negócios bem estruturado antes de iniciar qualquer empresa, pois ele servirá como guia para tomadas de decisões e para a gestão do dia a dia.

Como você pôde ver, abrir uma empresa é um processo que exige planejamento e cuidado. Abrir um negócio sem um bom plano de negócios é como andar em direção a um precipício. Por isso, é importante ter o apoio de um contador especialista para te ajudar a desenvolver um plano de negócios sólido e viável. Através de uma sessão estratégica de negócios, você terá acesso a toda a expertise do contador para que seu negócio tenha o sucesso que você deseja.

É indispensável que o empreendedor tenha essas despesas em mente para fazer as melhores projeções possíveis de gastos e lucros ao abrir uma empresa.

Outro fator que merece atenção diz respeito aos documentos necessários para o processo de abertura de uma marca. Confira abaixo:

Documentação para abrir uma empresa

Normalmente, é muito comum as pessoas não terem muita noção do que precisam para o processo de abertura de uma empresa, se é necessário muitos documentos ou é um processo muito burocrático. Porém, hoje, iremos desmistificar tudo isso, e falar sobre o que é realmente necessário para a abertura da sua empresa.

Dessa forma, você precisa sim, ter toda sua documentação em dia, para evitar complicações judiciais. Portanto, nessa etapa de documentação, certifique-se que está com tudo nas ordens e em dia.

Já certificou-se? Perfeito! Vamos continuar então.

A documentação necessária para esse processo envolve duas categorias distintas: Documentos Pessoais e Documentos da Empresa. Portanto, trata-se de uma junção das documentações para realização da abertura da sua empresa.

Aqui vão os documentos necessários:

  1. Documentos pessoais

Documentos pessoais visam comprovar a identidade de seu portador e assegurar a validade jurídica das decisões tomadas por aquele indivíduo.

No caso de abertura de uma empresa, os documentos pessoais necessários são:

  • Comprovante de Residência;
  • RG (CNH) e CPF do solicitante;
  • Certidão de Casamento;
  • Título de Eleitor.
  1. Documentos da Empresa

Documentos necessários para iniciar o processo de abertura da empresa, e incluem:

  • Comprovante de endereço comercial;
  • IPTU – Inscrição imobiliária (+ área construída) do endereço do negócio;
  • Contrato de locação ou de compra e venda do imóvel.

Sendo assim, esses são os documentos necessários para a abertura da sua empresa. Por isso, é fundamental se programar com antecedência e criar uma listinha para não se esquecer de nenhum documento importante.

Espero que tenha em mente todos os documentos essenciais para a abertura da sua empresa, e bote todas as dicas que aprendeu nesse artigo em prática. Com certeza terá sucesso no seu negócio!

Considerações finais

Sendo assim, agora que já vimos um pouco de tudo sobre a criação de uma empresa de sucesso em Porto Velho – RO, quero falar um pouco diretamente com você.

Sempre digo a empresários empreendedores, que precisamos conquistar continuamente habilidades de gestão, marketing, vendas, inovação, contabilidade e finanças para que alcancemos nossos objetivos empresariais.

https://elvisdermoni.com.br/abrir-um-negocio-de-sucesso-passos/

Trabalho de forma estratégica com time, em apoio aos empresários empreendedores, com 4 formas para aumentar o lucro (lançando em perguntas, com olhar prático, segundo a situação atual do dono do negócio): Como aumentar minhas vendas? Como aumentar o preço de vendas (gerando mais valor)?  ou Como diminuir os custos variáveis do negócio? Como reduzir as despesas fixas?

Para abrir uma nova empresa com sucesso, vimos que é importante considerar diversos fatores, como o primeiro passo de escolher o modelo de negócio certo para vender seus produtos e/ou serviços. Em seguida, desenvolver um plano de ação estratégico, com metas e objetivos bem definidos.

Além disso, é fundamental obter um bom conhecimento do mercado e da concorrência, como também compreender os custos fixos e variáveis da empresa e montar um fluxo de caixa realista.

Desenvolver um time engajado com a missão, visão, princípios e valores do empreendimento. Não se esquecendo de investir estrategicamente em marketing e divulgação para garantir que as pessoas saibam da sua empresa!

As taxas que envolve a abertura do negócio, como junta comercial, licenciamento para a localização, funcionamento e publicidade da sua empresa é uma despesa fixa (para alvarás, licenças – são anuais) que deve ser considerada ao planejar o orçamento de abertura da empresa.

Os custos podem variar significativamente dependendo do tamanho e da localização da sua empresa, bem como do tipo de licença que você solicitar.

Por exemplo, as taxas de licenciamento para uma pequena empresa localizada em um bairro residencial poderão ser muito menores do que as taxas cobradas por uma grande empresa situada no centro da cidade.

Além disso, as taxas para uma licença comercial geralmente são mais altas do que as taxas para outros tipos de licença, como uma licença de restaurante ou bar.

No entanto, a maneira mais precisa de determinar os custos de licenciamento para a sua empresa é entrar em contato com o contador especialista em abertura de empresas nas suas imediações e solicitar uma cotação.

Além disso, um método que pode fazer toda a diferença e fazer a sua empresa ter destaque no mercado, é procurar ajuda com quem sabe e tem experiência. A consultoria empresarial pode ser uma excelente escolha, então entre em contato e saiba tudo o que precisa para ter uma empresa de sucesso.

Sendo assim, se está buscando mais conteúdos que possam te ajudar a ter mais conhecimento no mundo dos negócios, dê uma olhada no nosso blog. Lá você encontrará conteúdos de qualidade e com temas que podem ajudar bastante na sua caminhada até o sucesso.

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Sobre o Autor

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Elvis Dermoni

Elvis Dermoni, mentor de negócios com mais de 20 anos de experiência, ajuda centenas de empresários e empreendedores a criar e conduzir seu próprio negócio, mesmo que você esteja começando do zero, para crescer mais rápido e melhor, com um método exclusivo e construído no campo de batalha, que gera mais clareza de propósito, liberdade e lucro. CEO e Sócio fundador da Elvis Dermoni Contabilidade Ltda., mestre em Administração e Gestão de Empresas, formado em Ciências Contábeis e pós-graduado em Administração, Marketing e Perícia Contábil. Apaixonado por inovação, empreendedorismo, contabilidade, finanças e tecnologia.

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