Identifique e Domine os Indicadores-Chave de Desempenho – KPIs do Seu Negócio e Transforme Seus Resultados com uma Gestão Eficiente

Veja como você pode monitorar o desempenho do seu negócio de forma extraordinária através da metodologia KPI: Indicadores-Chave para gestão dos recursos disponíveis, como pessoas, energia, tempo e dinheiro.

É uma excelente técnica de gestão utilizada para medir o desempenho dos processos empresariais.

Se você está buscando excelência na gestão, categoricamente, o trabalho de criação e monitoramento de indicadores de desempenho. Certamente, faz ou fará parte de sua jornada empresarial.

Na gestão moderna as métricas têm um papel fundamental na gestão empresarial.

E é nessa linha que temos entendido que haja a possibilidade de resultados empresariais extraordinários e sustentáveis. Não importa se você é um MEI, ou já está nessa jornada há muito tempo, o conhecimento sempre é válido!

O que é indicadores de desempenho empresarial?

Indicadores de desempenho empresarial fornecem informações organizadas, essenciais para o embasamento de decisões mais assertivas para o seu negócio.

A experiência aponta que o sucesso está em se ter objetivos claros e bem definidos para o negócio. Planejar é o caminho para o êxito.

O desenvolvimento de KPIs – indicadores chave de desempenho. Certamente, é o processo de atribuir algumas métricas fundamentais.

Ao determinar KPIs apropriados, você conseguirá se posicionar melhor. Aliás, para compreender o desempenho de sua empresa e tomar medidas significativas.

Você empresário, CEO, empreendedor, gestor e profissional liberal tem percebido que no mundo dos negócios há inúmeros dados.

É um desafio encontrar informações enxutas e verdadeiramente importantes. De fato, para que possamos decidir acertadamente de forma ágil e com menor custo.

Em meio à diversos instrumentos, metodologias e ferramentas que você usa, quais são realmente relevantes?

Você sabe e acompanha seus principais indicadores de desempenho?

KPIs – Indicadores-Chave de Desempenho

Sem dúvida nenhuma, conhecer e monitorar de forma inteligente o desempenho faz toda a diferença!

Key Performance Indicator, também chamados de KPIs – Indicadores-Chave de Desempenho.

KPIs são métricas que indicam a performance de acordo com o objetivo proposto.

Os indicadores-chave de desempenho estão focados em como a tarefa é realizada.

A finalidade dos KPIs é medir a execução. Aliás, esses indicadores devem apontar o andamento das operações como um todo ou em parte.

Traduzindo, é uma métrica que apresenta algo relevante, útil, para tomada de decisões mais assertivas.

Os estudos apontam que um negócio sustentável, competitivo e rentável é preciso um modelo de gestão empresarial inteligente.

Que seja sistêmico, administrado por indicadores econômicos, financeiros e patrimoniais. Porém, que se adeque as peculiaridades da atividade empresarial.

Engana-se quem pensa que técnicas de mensuração é apenas para grandes empresas. Certamente, engana-se quem imagina que seja uma fase mais avançada da gestão.

Muito pelo Contrário! A gestão de indicadores deve ser considerada desde o primeiro momento em que você começa a pensar em abrir o seu próprio negócio.

O diferencial está no aperfeiçoamento deles. (Planejado Versos Realizado)

Os indicadores de performance precisam ser “determinantes” em monitorar a evolução dos resultados (metas, objetivos e propósitos).

Enfim, mensurar as ações em execução a fim de indicarem o real desempenho do que vem sendo feito.

Para que os KPIs tenham seu real efeito, é preciso identificar quais são os indicadores fundamentais para seu negócio, e assim implantá-los.

Principais KPIs

Existem diversos indicadores de desempenho para uma gestão empresarial eficiente, que podem fornecer inúmeras informações.

Com os KPIs implementados você poderá: comparar, avaliar e elaborar estratégias de alavancagem de resultado, bem como corrigir problemas.

Entre os principais KPIs da gestão empresarial, exibimos:

  • Ticket médio (permite compreender a dinâmica das vendas de três formas: por venda, vendedor e cliente);
  • Margem de Contribuição (é o que sobra da receita obtida após retirar os custos e despesas variáveis.)
  • Lucratividade (% do lucro sobre as vendas totais);
  • Turnover (índice de rotatividade de funcionários);
  • Taxa de conversão (indica qual é quantidade de vendas fechadas por oportunidades abertas);
  • ROI (ganho obtido x recurso investido);

É um erro imaginar que a eficiência da gestão é ter inúmeros KPIs. Como bem sabemos, quantidade não é qualidade!

Por isso, oriento que busque implantar indicadores-chave importantes ao seu negócio.

Ao formar o hábito de acompanhar, verás como implementar de tal maneira que possa impulsionar os seus resultados.

Características práticas para se conhecer KPIs aplicáveis ao seu negócio:

  1. Que os KPIs reflitam os objetivos da empresa;
  2. Que sejam úteis aos gestores na tomada de decisão;
  3. Que sejam relevantes para todos níveis da empresa;
  4. Que tenham aderência ao negócio da empresa;
  5. Que sejam construídos sob base de dados confiáveis, mensuráveis e de fácil compreensão;

O desenvolvimento de ações de crescimento e sustentabilidade do negócio está em obter um modelo de gestão customizado às necessidades da empresa.

KPIs: visão sistêmica

É essencial na gestão moderna, a presença de profissionais com visão sistêmica do negócio. Que saibam enxergar o todo.

Que possam compreender o papel que cada um desempenha dentro da empresa, possibilitando melhorias no ambiente interno e externo.

O sucesso na gestão empresarial, encontra-se em implementar um modelo de gestão. De fato, modelo pautado em indicadores chave que orientem o processo de decisão.

A mensuração e acompanhamento do desempenho é essencial para todas as empresas. Aliás, independentemente da área de atuação ou porte, tão valido para pessoas, empresas e organizações.

É preciso na administração moderna, um sistema integrado, que seja capaz: coletar, processar, monitorar e tratar dados das ações realizadas.

Que tal sistema permita a geração de informações relevantes, peculiares ao negócio, ao ponto de ser realista para a empresa.

A busca de conhecimento dentro do seu negócio e da sua vida tem que ser algo em constante evolução, por isso, o conhecimento através de mentorias, livros e aprendizados na rotina, podem ser a chave para o próximo passo.

O nosso processo de mentoria consiste em entender profundamente as dores e desejos enfrentados por diversos empreendedores, e criar um plano de solução e trajeto rumo ao sucesso, tanto financeiro quanto espiritual.

A produtividade está ligada a maneira como as organizações. Afinal, empresas e pessoas tomam suas decisões e como apontam suas prioridades.

A chave para ser mais rápido e melhor está em fazer as escolhas certas, como: construir uma equipe de qualidade comprometida focando em resultados.

Deixo aqui uma irrefutável sentença:

Toda organização que quer “sair do lugar” de forma eficiente e produtiva precisa de processos bem definidos.

Por fim, sem esgotar o tema, tenho crido que a implementação inteligente de metas e mensuração regular dos resultados é chave para alta performance.

A tomada de decisão empresarial necessita ser mais racional que meramente intuitiva. É preciso base confiável e útil. Certamente, para alcançar resultados expressivos e sustentáveis.

Considerações finais

Muitas vezes, o sucesso não está em contratar mais gente para “linha de frente”, mas em contar com alguém que fique nos bastidores. De fato, ajudando você a organizar os passos essenciais para sua empresa crescer.

Uma gestão eficiente detém soluções customizadas simples, acessíveis e de baixo custo com foco na eficácia das operações. Também com redução de desperdícios, e acompanhamento de resultados.

Há inúmeros indicadores de natureza qualitativa ou quantitativa, como: indicadores patrimoniais, econômicos, financeiros, de atraso, de processos, de resultados, direcionais, acionáveis, entre outros.

Ponto de Atenção! Para que os indicadores em seu negócio sejam eficazes, de fato, é preciso ter em mente a clareza autêntica de seus principais objetivos.

Os estudos apontam que métricas perfeitas possuem alguns atributos, como: coesão, simplicidade, equilíbrio, de etapas claras e mensuráveis. Por isso, na maioria dos casos,

Não se esqueça que o ponto de partida está em racionalizar quais informações. Informações que farão diferença e o ajudarão a pensar no caminho que a empresa seguirá.

A cada dia mais empresas descobrem que a competitividade não está apenas no preço, mas também na qualidade da sua equipe.

Se você precisa aplicar na prática os KPIs na sua empresa? Eu posso ajudar você. Será um prazer atendê-lo(a)!

Sei que nem sempre a vida do empreendedor pode ser tão simples e fácil assim. Mas claro, que podemos te ajudar nessa difícil missão.

Nossa equipe de especialistas está pronta para ajudar você e o seu negócio, transformando o seu negócio em um negócio próspero e cheio de propósito! Fale agora com um de nossos especialistas e dê o primeiro passo para o sucesso do seu negócio!

Em meu retorno você receberá mais sugestões de como avançar com sua ideia.

Espero que esse artigo tenha ajudado você! Aliás, aprender mais sobre KPIs e os motivos pelos quais os indicadores são um grande benefício para o seu negócio.

O que achou deste post? Deixe seu comentário.

O nosso propósito de vida é diminuir a desigualdade social (a pobreza) no Brasil através do empreendedorismo, gestão ágil, contabilidade e inteligência de negócios, ao entregar ajuda profissional para donos e donas de empresas que deseja implantar um processo de formação que desenvolve empresários empreendedores de sucesso com uma cultura de comportamentos para o êxito.

Gerando mais liberdades para conquistar o que quiser, por meio de melhoria contínua nas sete áreas mais importantes da vida, levando do ego para eco, para atuar de forma consciente nas áreas mais importantes do negócio.

Compartilhe essa postagem:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Sobre o Autor

Picture of Elvis Dermoni

Elvis Dermoni

Elvis Dermoni, mentor de negócios com mais de 20 anos de experiência, ajuda centenas de empresários e empreendedores a criar e conduzir seu próprio negócio, mesmo que você esteja começando do zero, para crescer mais rápido e melhor, com um método exclusivo e construído no campo de batalha, que gera mais clareza de propósito, liberdade e lucro. CEO e Sócio fundador da Elvis Dermoni Contabilidade Ltda., mestre em Administração e Gestão de Empresas, formado em Ciências Contábeis e pós-graduado em Administração, Marketing e Perícia Contábil. Apaixonado por inovação, empreendedorismo, contabilidade, finanças e tecnologia.

Deixe um Comentário:

6 respostas

    1. Se você está buscando excelência na gestão, categoricamente, o trabalho de criação e monitoramento de indicadores de desempenho. Certamente, faz ou fará parte de sua jornada empresarial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagem de uma mão fazendo um gesto de espere.

Ei, espere!

Ficou alguma dúvida? Nossos especialistas podem te ajudar!
Preencha o formulário ao lado e iremos entrar em contato.